terça-feira, 8 de novembro de 2011

Festival de Avignon

No mês de julho, durante três semanas, evite as tentações dos blockbusters da indústria cinematográfica, ouse atravessar os muros de Avignon, França, e se junte a multidão que toma as ruas e estabelecimentos da cidade com as mais variadas apresentações no maior festival de teatro da Europa.
Criado em 1947 pelo ator Jean Vilar, o Festival de Avignon começou pequeno, mas desde o início se apresentando como um ambiente onde trabalhos desconhecidos e scripts modernos poderiam ter seu espaço. Mas, o que começou com apenas três peças e um homem, em breve tomou outro vulto, na medida em que outros artistas, mesmo aqueles que não haviam sido selecionados pelo Comitê para se apresentar, começaram a invadir a cidade com apresentações paralelas em “off”, buscando fazer parte do que logo havia se tornado o maior evento de teatro do verão europeu.
Aos poucos o festival foi sendo aberto a novas formas de apresentação, como a dança, o teatro musical e mesmo o cinema, e hoje, com uma média de 35 peças oficiais e mais de 1100 apresentações no circuito paralelo, é o maior festival europeu para os aficionados por teatro, proporcionando a todos uma verdadeira imersão cultural.
Interessante notar, que durante o festival, a cidade em si vira um grande palco, com apresentações nos seus bares, restaurantes, ginásios e performances das mais variadas bem no meio da rua. O visual é inteiramente tomado por artistas divulgando espetáculos e o público que tenta absorver pelo menos uma parte de tudo que está acontecendo e decidir qual apresentação ver a seguir.

Outro aspecto que favorece o festival, cujo centro histórico é tombado como patrimônio mundial da UNESCO, é a belíssima arquitetura da cidade. Situada à margem do Rio Ródano e cercada por muralhas medievais, a cidade tem como seu marco maior o Palácio dos Papas, antiga residência papal e que desde o início do festival abriga as principais apresentações.
Andando pelas ruas da cidade, seja pelos coloridos flyers ou entrando em contato direto com os atores, você provavelmente irá achar um espetáculo que lhe chame a atenção, mas para aqueles que gostam de se organizar previamente, o festival disponibiliza um guia completo das apresentações, que pode ser baixado no site oficial (http://www.festival-avignon.com) ou mesmo no centro turístico da cidade, e que contém toda sorte de informações, o que pode ser muito útil na identificação de determinadas peças, especialmente no caso dos não francófonos.

 
Victor Gomes
é formado em direito, mas prefere o mundo das letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário